quinta-feira, 2 de julho de 2009

MANDALAS

Indescritiveis lapidações minúsculas de materiais diversos sobrepostas e encaixadas de modo circular, brilhantes e coloridas, absorvem o meu olhar por tempo indeterminado como que o alimentando das imagens captadas ponto a ponto, até formar o todo.
As mãos do Sr. Marson, compunham uma a uma, as obras de arte que advinham de seu talento extremo, que um dia fora depositado entre as paredes frias de um hospital de psiquiatria.
Viveu assim por um tempo este senhor que aprendi a admirar por sua simplicidade e seu dom de encantar com suas obras. Gostava de falar sobre elas, mas não delegava a elas a importância que verdadeiramente traduziam sua essência.
Por algumas vezes, fiz a ele homenagens em forma de exposições e gestos de carinho, mostrando às crianças da escola e a comunidade do bairro a tragetória daquele cidadão que sorria timidamente e que não reconhecia em si a sua grandiosidade.
Suas mãos cansadas, esculpiam a madeira com uma perfeição indescritível.Isso sim ele fazia questão de afirmar:"fiz com minhas mãos e um estilete, sem nenhuma serra ou material sofisticado.
Sofisticadas eram as obras do Sr. Marson, que abriam ao nosso horizontes, madeira esculpida em forma de renda.
Toda data importante, especialmente nos Natais, chegava a mim aquela figura simples e sorridente, trazendo um pequeno embrulho, cujo conteúdo enchia minha alma de alegria.
Eu me emocionava com sua presença.
Na última homenagem "Seo" Marson já quase não podia se expressar. Suas forças foram minando, não sem antes uma longa e árdua batalha. Não compareceu ao segundo tempo da homenagem.
Soube depois, que ele havia se permitido sorrir ao passar por através da luz do túnel, beirando talvez seus quase que 90 anos de uma vivência criativa e solitária, deixando para mim, algumas de suas obras, e a honra de ter convivido em tempo real, com um grande artista não reconhecido. Uma mente brilhante! Mente criativa!
Rita Corroul.

6 comentários:

  1. Hola pues un gusto fue mio ver que alguien mas sigue mi blog pues estamos en contacto ok saludos y cuidate adios

    ResponderExcluir
  2. Hola!

    from Greece!

    Big kiss

    Haris

    ResponderExcluir
  3. Ontem estava no Google, e escrevi MaRSON MANDALAS, e encontrei esta homenagem para o me pai. E fiquei muito emocionada de saber que ele continua vivo na lembaça de muita gente. Dia 08.07.09 fez 01 ano de falecimento e mesmo assim continuamos com muitas saudades. Em meu nome e de meus irmãos agradecemos.
    beijos
    Denise Marson Caparroz

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário... Realmente o sr. Carlos era um artísta de mão cheia!!! Eu tive o grande prazer de conhecê-lo... Pena q ele se foi, porém, deixou boas recordações...

    ResponderExcluir
  5. Ontem estava no Google e coloquei Marson Mandalas e vi com emoção uma homenagem sua para meu pai.Agradeço em meu nome e de meus irmãos, e fiquei feliz de saber que mesmo depois de um ano de falecimento ele continua na lembrança das pessoas.
    Beijos
    Denise Marson Caparroz

    ResponderExcluir
  6. Querida Denise,
    Você sabe o quanto sempre cultivei os dons e a cordilidade de seu pai.
    Para mim, ele sempre foi muito especial, e hoje ele está entre os meus inesquecíveis...
    O prazer e a alegria são meus em ter convivido com ele tão pertinho de nós, sempre com um gesto de carinho, o seu jeito simples, e aquele sorriso no rosto!!!
    Obrigada pelo comentário, muito pequeno perto de quem de fato foi o seu pai...
    BEIJOA A TODOS E EUM ESPECIL AO EDUARDO, NOSSO EX ALUNO E NETO DO SR. MARSON!
    BEIJOS...

    ResponderExcluir